top of page
  • Foto do escritorJBT News - Por: Sophia Dutra

Feriado 7 de setembro e 4 curiosidades


Independência ou morte! Soa comum essa frase? Você sabe por que é feriado

Nacional em 7 de setembro? Você sabia que existem suposições de que Dom Pedro I

não estava em cima de um cavalo branco como mostra as imagens dos motores de pesquisa e sim, em cima de um burro?


Pega lá um cafezinho e fica aqui conosco que iremos te dar essas respostas e mais algumas curiosidades sobre Dom Pedro I, o salvador da Pátria Brasileira.




História

O Dia 7 de Setembro é comemorado no Brasil como o

Dia da Independência. Originou-se em 1822, quando o príncipe regente Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil de Portugal, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, marcando o fim do período colonial e o início do Império do Brasil.


 

Conheça as 4 curiosidades sobre esse evento em 1822:


1) Dom Pedro I estava com dor de barriga no dia 07 de setembro de 1822?

Se você pensou que Dom Pedro I foi a batalha destemidamente, você quase

acertou, teve algumas controvérsias e no processo de ir até o local da batalha houve alguns contratempos.

Segundo historiadores, a comitiva precisou passar pelas margens do Rio Ipiranga por conta de uma desinteiria intestinal de Dom Pedro. Ao longo da viagem, o grupo teve que fazer várias paradas não programadas para atender as necessidades do imperador. Nessa época, em meados do século XIX, foi um período em que não existia a higiene alimentar de hoje, era comum as pessoas terem problemas por conta da alimentação, portanto esse fato não tira a grandeza do 07 de setembro.


2) Dom Pedro I estava montado em um cavalo branco?

Se você já viu a pintura que retrata o grito da independência: Independência ou Morte do artista brasileiro Pedro Américo, você deve ter essa imagem em mente. Mas pelos estudos de historiadores, há quem afirme que Dom Pedro estava em cima de um burro e não de um cavalo como o quadro retrata. Pois esse era o animal ideal para viagem em grandes distâncias.


3) Independência não foi assinada por Dom Pedro I?

Se você pensou que quem assinou o decreto da Independência foi Dom Pedro, você se enganou! O documento que pôs fim a influência da Corte Portuguesa nas decisões para o povo brasileiro não foi assinado por ele. A carta de foi assinada propriamente por Leopoldina, princesa regente enquanto marido estava viajando.

4) Independência do Brasil não aconteceu em 7 de setembro?

Sabemos que comemoração é realizada em 7 de setembro, mas o decreto da

Independência foi assinado cinco dias antes, em 2 de setembro de 1822. Na ocasião, Dom Pedro I estava viajando.


Então, a celebração da Independência como conhecemos, acontece todos os anos em 7 de setembro porque foi a data em que o príncipe soube da separação e fez a proclamação da Independência.


 

E aí, você sabia dessas curiosidades que a JBT te contou sobre esse tão importante feriado do nosso país? Agora que você está expert nesse assunto, está pronto para contar para as pessoas sobre essas histórias que marcaram e marcam nosso país até os dias de hoje! ;)


A JBT te deseja um ótimo feriado.

Aproveite bastante!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page